O Jogador controla heróis individuais representativos de cada facção, cada um dos quais age como avatares em fases alternadas de exploração e batalha, crescendo em experiência e obtendo novas habilidades conforme o jogo avança.
Os produtores do jogo descreveram as batalhas como o centro do jogo, e essas batalhas são baseadas em turnos As batalhas acontecem usando duas grades separadas de tropas, com as tropas inimigas sendo mostradas na tela superior, enquanto as tropas amigas são mostradas na tela inferior.
Cada vez, os jogadores têm um número de movimentos (geralmente três) para mover unidades individuais ao redor da grade (campo de batalha) em um esforço para empilhar unidades de cores semelhantes verticalmente.
Quando o número correto de unidades da mesma cor é empilhado, as unidades começam a cobrar por um ataque que executará alguns turnos depois. Se as unidades de ataque não forem destruídas antes do início de seu ataque, o ataque é lançado verticalmente em direção ao exército do oponente, interagindo com quaisquer unidades inimigas que estejam no caminho e possivelmente atingindo o líder ou herói inimigo também.